segunda-feira, 8 de maio de 2017

Dia da Mãe de Coração Cheio

O Sr. Buda não se importará de ter o pequeno quadro à sua frente, afinal é 💞
Há alguns anos atrás, estávamos a ver um telejornal ( ou parte) quando passou uma pequena reportagem sobre o Dia da Mãe, que seria celebrado nos dias seguintes. Dentre algumas mães que foram entrevistadas, uma delas respondeu, a propósito do presente prefeito, que esperava receber um ramo de flores e um perfume, ou uma jóia. Os meus filhos espantaram-se; acharam aquela mãe muito materialista, porque só desejava presentes comprados, e nem um sequer feito pelos filhos. 

É verdade que o consumismo em certos dias ganha fôlego, e o Dia da Mãe é mais um evento a juntar-se ao rol. Antecipadamente as montras são decoradas em sua função, a publicidade surge nas revistas e televisões, convencendo as pessoas que os filhos mais gratos, mais queridos e mais generosos são aqueles que mais gastam no presente. 

Francamente, nunca gostei muito dos presentes que os meus filhos me traziam da escola. Não passavam de trabalhos nos quais eles tinham participado; mas não estava ali a essência deles. Não se tinham lembrado do tema, não os tinham executados sozinhos. Agradecia contente, mas cá entre nós, nunca os apreciei de facto. 


Gosto destes feitos em casa, no quarto às escondidas, de inspiração própria e únicos. Surpreendem-me sempre e realmente não poderia desejar outros. 
Como o talento do Duarte para a pintura ou outros trabalhos manuais é reduzido, ficou-se por uma rosa, que me ofereceu dias antes, com receio de se esquecer do dia, disse-me. E ainda se gabou à irmã, que tinha sido o primeiro a oferecer-me o presente do dia da Mãe!

Passamos o dia muito bem, visitando o Green Weekend em Paredes de Coura, e fazendo um piquenique vegano improvisado, do qual toda a família participou. Paredes de Coura é uma pequena localidade tranquila e encantadora e o dia estava lindo. São estes os meus presentes preferidos.