sexta-feira, 17 de junho de 2016

Palha Italiana


Faz lembrar o Salame de chocolate, muito ao gosto dos meus filhos, no entanto, parece-me que esta receita é ainda mais saborosa, com uma textura macia e um pouco mole, que o primeiro não tem.
É muito fácil de confeccionar, o ponto menos positivo é unicamente ter que se mexer durante muito tempo. Estes passos aborrecem-me, e desmotivam-me a repetir. Portanto, aconselhado a quem tem paciência e tempo. Embora os meus filhos me peçam para repetir, creio que preciso de tempo. Para esquecer, aquela parte chatinha. No entanto, é bom! Muito bom. 
Receita quase ipsis verbis do Cookie shop.
 

Palha Italiana de Chocolate da Chocolatria
receita original aqui
rendimento: mais ou menos 30 quadradinhos pequenos

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres de sopa de manteiga com sal (pode usar sem sal de preferir)
  • 60g de natas
  • 100g de chocolate meio amargo picado
  • 200g de biscoitos amanteigados partidos (ou qualquer biscoito de sua preferência) - usei bolacha Maria
  • Açúcar refinado para cobrir
Prepare um refractário ou forma rectangular pequena forrando com plástico aderente.
Leve ao fogo numa panela de fundo grosso todos os ingredientes, menos os biscoitos. Leve ao fogo médio-baixo mexendo sem parar até ferver. Baixe o fogo e continue mexendo até engrossar e descolar do fundo da panela, mais ou menos uns 10 minutos.
Retire do fogo e misture os biscoitos quebrados. Passe para o refractário preparado com plástico aderente e alise bem. Vede com mais plástico e leve ao frigorífico ou congelador para endurecer.
Retire o plástico e corte a placa em quadradinhos no tamanho que quiser. Passe pelo açúcar e guarde em potes vedados até uma semana, ou congele se precisar guardar por mais tempo.