sexta-feira, 7 de novembro de 2014

"A perfect body"

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Esta questão do "corpo" parece ter uma mola que faz reagir as pessoas de forma exagerada e até violenta. Que todos reajam, parece-me bem, porém faze-lo de forma ofensiva para quem tenha  opinião contrária, ou para os corpos em questão, é que me parece muito errado.

A discussão é interessante e muito necessária, mas não nestes moldes de ataque. Há poucas semanas o alvo foi a actriz Jéssica Athayde, que desfilou excepcionalmente para uma marca de biquínis. Na minha opinião, o corpo da actriz é lindo, porém há quem pense o contrário e o proclame aos quatro ventos, condenando a actriz por se exibir num desfile de moda.

A última achega vem a propósito da campanha "Victoria's Secret", cujas modelos são acusadas de extrema magreza. Ainda assim há quem as defenda, usando o argumento do modelo saudável, invocando uma alimentação correcta e exercício físico.

Na realidade, não sabemos se aqueles corpos foram esculpidos graças à genética, ou resultado de esforço e contenção. Parece-me, no entanto, bastante perigoso que estando as modelos na mira de tantas jovens que ambicionam igualá-las e até tomar-lhes o lugar, este físico seja considerado "o corpo perfeito". Sei que o nome da campanha se refere à linha que promove, mas não me escapa o trocadilho entre lingerie/corpo.

Considerando o número crescente de jovens com problemas de anorexia e bulimia, campanhas que mexem com a mente de pessoas, ainda em formação de personalidade, tornam-se preocupantes.

Portanto, modelos como a Jessica Athayde a desfilar agradam-me imensamente. São corpos muito mais aproximados aos corpos comuns. E são lindos.

A campanha da marca americana seria irrepreensível, se enquadrasse no mote de "Perfect body" uma foto que incluísse corpos diferentes, e de diferentes tamanhos. Porque o corpo perfeito contempla diversidade. Essa é a noção mais saudável a reter e promover.


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O facto é que as críticas não foram em vão, e os publicitários da Victoria's Secret acabaram por tomar essa linha, ao mudar o slogan da campanha para: " a body for every body".