quinta-feira, 24 de julho de 2014

Cinema: Words and Pictures



Esqueci-me totalmente do nome do filme em português, porque desde o ínício  o considerei não somente um erro de tradução mas também um erro grosseiro no sentido do argumento. Ficaria muito mais correcto "Palavras e imagens", mas não, tinha que ter "amor" lá pelo meio!

Seria o primeiro filme para adultos que eu veria com o Duarte, e apesar do filme ser indicado para maiores de 12 anos, eu sabia que corria um certo risco. Já sabemos todos que estas definições de idade, no cinema, não são totalmente confiáveis. No entanto, tinha-me sido aconselhado por que me conhece bem, e também achei que a história poderia ser motivadora, para o meu filho. Talvez ele fizesse alguma ligação.

A história tem lugar numa escola secundária, onde um professor de Literatura, autor de sucesso, contudo vivendo vários problemas graves, de alcoolismo, desmotivação, e falta de inspiração, começa uma guerra com a professora de Artes Plásticas.
A questão é: - O que vale mais, a palavra ou a imagem?
Por sua vez, a professora é uma pintora consagrada que devido à doença se vê obrigada a viver naquela pequena cidade, para ter o apoio da família. Também ela está bloqueada no que diz respeito ao trabalho, desmotivada e com limitações físicas.

Esta "guerra" entre os dois professores que envolve os alunos, acaba por os motivar e envolver, de uma forma apaixonada. Até aí, os alunos comportavam-se como "droides" das tecnologias, segundo reclamação do professor, no inicio do filme.
Os próprios professores também  apaixonadamente se envolvem,  e esta competição entre imagem e palavra, provoca uma reviravolta na vida de cada um.

Os protagonistas são interpretados pelos excelentes actores Juliette Binoche e Clive Owen.
Gostei bastante do filme, e o Duarte também, o que me deixou muito feliz, nesta nossa primeira incursão cinematográfica, para adultos.